"A Oralidade e a Cameloturgia - Uma pesquisa cênica do Porto ao Rio" é o nome do projeto em conjunto dos grupos O Imaginário, de Rondônia, e a Cia. Será O Benidito?!, do Rio de Janeiro, selecionado no Programa Rumos Itaú Cultural Teatro.
A pesquisa cênica envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia, entre O Imaginário e a Cia. Será o Benedito?!.
O projeto terá dois encontros presenciais, sendo um em cada cidade e terá como base de estudo:
- No Porto (menção ao Porto de Santo Antônio do Madeira, no início da Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do surgimento de Porto Velho). Realizar estudo e pesquisa cênica que tem como foco as narrativas e as memórias, buscando na oralidade: as crenças, os costumes e os traços culturais, de diferentes tempos, a partir de fatos históricos e da importância da presença dos trabalhadores de diversas etnias (nacionalidades), no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas da realidade social da época em composição de ações poéticas para finalização em um texto inédito para encenação/montagem ou divulgação pública, para ampliar a produção e a difusão da dramaturgia regional e nacional.
- No Rio (menção à Cidade do Rio de Janeiro). Realizar estudo e pesquisa cênica que tem como foco a Cameloturgia: A Cena e o Chapéu, com base no camelô de rua e na dramaturgia popular. Além de relacionar a cameloturgia a tradição milenar do “Chapéu”. O roteiro, a dramaturgia fragmentada e de improviso dos camelôs é a dos artistas de rua e da cultura popular. O Cameloturgo é o dramaturgo das suas histórias e de sua arte popular, assim como os eternos e atraentes bordões, verbetes, brados e trovas dos feirantes. Culminado na criação de um texto inédito construído para encenação/montagem ou divulgação pública.
Nossos objetivos:
Promover residências artísticas/trocas entre O Imaginário (RO) e a Cia Será o Benedito? (RJ) fazendo uma fusão dos dois estudos e canalizando toda a experimentação, os estudos e as pesquisas no sentido de fortalecer e estabelecer um diálogo capaz de instaurar um processo criativo e cênico das duas ações. Constituir um centro de memória para manter vivo todas as informações, os registros, fotos, vídeos, impressos, clipping e demais documentos de valor histórico/artístico e ainda disponibilizar para pesquisas presenciais nas Sedes dos Grupos e na Redes Sociais. E ainda promover estudo e levantamento da importância cultural ocorrida no processo de formação da sociedade rondoniense, dos trabalhadores das diferentes nacionalidades que atuaram na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
Ampliar a discussão em torno da oralidade: crença, costume e traços culturais dos espaços urbanos. Estabelecer um diálogo com os órgão e entidades ligados ao patrimônio cultural imaterial, como bem simbólico e buscar nas pesquisas e nos estudos orientações nas Universidades de Rondônia e do Rio de Janeiro no sentido de ampliar a discussão e aprofundar os conhecimentos acerca dos temas. Fazer um levantamento dos autores locais em Porto Velho e no Rio de Janeiro para aprofundar a pesquisa e a construção da dramaturgia. Conviver com remanescentes das primeiras famílias que se instalaram e trabalharam na Estrada de Ferro Madeira Mamoré e artistas populares de rua e camelôs para fortalecer as bases das pesquisas. Levantamento dos principais pontos críticos que envolvem a história da Construção da Estrada de Ferro ao longo dos Rios Madeira e Mamoré, no Brasil e o Beni, na Bolívia, especialmente durante o ciclo da borracha, bem como promover encontros com historiadores e pesquisadores dos temas.
Propor a encenação dos resultados (texto) ao núcleo de atores do O Imaginário e da Cia Será o Benedito?!. Buscar formas de realizar a montagem e fazer apresentações dos espetáculos em Cidades e Estados Brasileiros.
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