segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Banana Prata Só Paga R$ 2....

Esse é o primeiro vídeo da 1ª etapa da nossa pesquisa. Optamos em começar nas feiras livres da cidade do Rio de Janeiro, pois nas feiras está a origem de nossa pesquisa. Nas feiras medievais está a origem da "Cameloturgia", da teatralidade através da oralidade. Mesmo que as feiras atuais tenham perdido uma boa parte de seus atraentes verso, rimas e brados, substituídos por anúncios dos preços sem nenhum carisma ou diferencial.





Quando estavamos caminhando pela feira do Bairro de Fátima, no Centro do Rio de Janeiro, um cântico chegou aos nossos ouvido e aguçou a nossa curiosidade. Não era só mais um anuncio de preço, mas sim um canto com graça, ritmo e bem simpático que se destacava no meio do burburinho da feira. Banana Prata só paga dois reais..... Não era o preço, pois é o mesmo em todas as bancas, mas era o canto e o carisma do vendedor que atraia muitos clientes. Ele vende muito mais que seus concorrentes. Fica a duvida: Será que o consumidor/publico prefere um vendedor/ator mais convidativo e espontâneo ou introspectivo e sisudo?




Procurando algo na oralidade e sonoridade que desperta-se a noss atenção. Andamos por boa parte da feira, até que um canto chamou a atenção. De longe se ouvia: Banana Prata só paga R$ 2,00... Não era só mais uma divulgação de valor ou mercadoria, não. Era uma musicalidade diferenciada do burburinho da feira. Um canto alegre ritmado e simpático. Percebemos que a barraca estava cheia e o feirante (Luis Carlos), estava atendendo a todos os clientes com a mesma simpática, ritmo e agilidade da musica. Ele só para de cantar para saber quantas dúzias o cliente vai levar. Logo em seguida volta a cantar e improvisar suas rimas, versos e seus bordões com seu inglês todo particular. Ele vende muito e não para de cantar, brincar, rimar e atender em nenhum momento. Reparei que os outros vendedores de banana não são muito comunicativos e em sua maioria são sisudos. E em contra ponto, pelo mesmo preço, Luis Carlos está sempre de bom humor, sorridente e com uma energia inquietante que irradia e contagia seus clientes. Não podemos deixar de perceber que a tradição dos brados, cantorias e rimas estão se perdendo. A função espetacular da feira está perdendo espaço para a comercialização dos produtos, sem a relação com os moradores do bairro, sem a menor atração ou sedução cênica ou afetiva. A venda e o anuncio agora é só do preço e do produto. As feiras estão perdendo espaço para as lojas de hortifruti e por isso os feirantes estão se afastando de suas tradições. Ainda é o espaço para a venda de hortifrutigranjeiro, porém somente a venda sem nenhuma relação com o passado ou com o espetacular. E quando eu que pesquiso ou vou comprar na feira, não estou me importando com o preço, pois quase todas as barracas trabalham o mesmo preço de venda. O que gera a tração é o que chega aos ouvidos do comprador/pesquisador e o eleva até a barraca para comprar e sair com a sensação de que vez a melhor escolha. Fica a duvida Tostines: Será que ele vende mais porque canta ou o canto dele que faz ele vender mais? Olha a banana prata, só paga R$2,00.......

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