quinta-feira, 14 de abril de 2011

Primeiro encontro: O Imaginário no Rio de Janeiro

O grupo rondoniense O IMAGINÁRIO viaja para o Rio de Janeiro para uma residência artística/encontro presencial com a “Cia Será o Benidito?”, no período de 15 a 26 de Abril. O encontro entre os dois coletivos terá como foco a continuidade da pesquisa cênica: oralidade e cameloturgia, selecionado pelo Instituto Itaú Cultural – Rumos de Teatro 2010-2012.
 
O projeto: "A Oralidade e a Cameloturgia – uma pesquisa cênica do Porto ao Rio" constitui de uma ação em conjunto dos grupos: O Imaginário, de Rondônia, e a Cia. Será O Benidito?! do Rio de Janeiro. A intenção é promover trocas e em seguida fazer uma fusão dos dois estudos, canalizando toda a experimentação, as vivências, os estudos e as pesquisas no sentido de fortalecer e estabelecer um diálogo capaz de instaurar um processo criativo e cênico.

A pesquisa cênica envolverá prática de criação, de formação e de pesquisa histórica baseada na oralidade e de sistematização de processos dramatúrgicos da cameloturgia. 
O projeto terá dois encontros presenciais, sendo um no Rio de janeiro, no período de 15 a 26 de Abril e outro em Porto Velho, no período de 12 a 22 de Maio e ainda uma demonstração no Instituto Itaú Cultural, em São Paulo, no período de 26 de Agosto a 04 de Setembro de 2011.

O Projeto terá como base de estudo:
- No Porto (menção ao Porto de Santo Antônio do Madeira, no início da Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do surgimento de Porto Velho). Realizar estudo e pesquisa cênica que tem como foco as narrativas e as memórias, buscando na oralidade: as crenças, os costumes e os traços culturais de diferentes tempos, a partir de fatos históricos, e da importância da presença dos trabalhadores de diversas etnias (nacionalidades), no período da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, dando um sentido humano e universal, transformando o drama e as ações humanas da realidade social da época em composição de ações físicas e poéticas para finalização em um texto inédito para encenação/montagem ou divulgação pública, para ampliar a produção e a difusão e ainda o fortalecimento do trabalho de teatro de grupos.
 
- No Rio (menção à Cidade do Rio de Janeiro). Realizar estudo e pesquisa cênica que tem como foco a Cameloturgia: A Cena e o Chapéu, com base no camelô de rua e na dramaturgia popular. Além de relacionar a cameloturgia a tradição milenar do “Chapéu”. O roteiro, a dramaturgia fragmentada e de improviso dos camelôs é a dos artistas de rua e da cultura popular. O Cameloturgo é o dramaturgo das suas histórias e de sua arte popular, assim como os eternos e atraentes bordões, verbetes, brados e trovas dos feirantes. Culminando na criação de um texto inédito construído para encenação/montagem ou divulgação pública.
 
Em Petrópolis um encontro com a origem de nossa história
Serão várias atividades na cidade do Rio de Janeiro, entre elas uma visita ao Museu Imperial, em Petrópolis, cidade onde foi assinado o “tratado de Petrópolis”. O Tratado de Petrópolis, assinado em 17 de novembro de 1903 pelo BARÃO DO RIO BRANCO e ASSIS BRASIL, foi aprovado por lei federal de 25 de fevereiro de 1904, regulamentada por decreto presidencial de 7 de abril de 1904, incorporando o Acre como território brasileiro. Pela anexação do território do Acre o Governo Brasileiro se comprometeu em construir a Ferrovia (Estrada de Ferro Madeira Mamoré) e a ponte sobre o rio Mamoré criando uma saída para a exportação dos produtos da Bolívia pelo Oceano Atlântico.
 
Em busca de fatos e imagens dos nossos antepassados
O Imaginário, através de seu núcleo de pesquisadores, vem fazendo uma varredura na região para descobrir fatos de interesse para a pesquisa. No ano passado, em novembro, uma viagem pelas águas em 30 dias de barco, de Porto Velho a Manaus, buscando em cada localidade ao longo do Rio Madeira fragmentos deixados pelos trabalhadores da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Foi uma viagem instigante e os objetivos foram as sensações e as emoções sentidas pelos trabalhadores, valendo-se da sensorialidade e das experimentações.
 
Os trilhos da Estada de Ferro são veias para a vida da investigação, percorremos vários quilômetros, visitamos cemitérios e buscamos nas fontes bibliográficas e nas oralidades dos remanescentes dos trabalhadores um sentido para nossa pesquisa. 
 
Visitamos os Museus em Manaus, Guajará-Mirim e Rio de Janeiro, conversamos com historiadores e sempre estamos passeando pelo passado. 

Sobre o Programa Rumos Itaú Cultural Teatro
A primeira edição do Rumos Itaú Cultural Teatro tem como finalidade promover um intercâmbio entre teatros de grupo de todas as regiões do Brasil, contribuindo para a articulação desses coletivos e para o desenvolvimento de pesquisa na área teatral.
Para acompanhar esses processos, cada projeto terá um blog com o objetivo de apresentar a pesquisa, o seu contexto, os procedimentos etc., além de assumir a função de registro, os dois grupos manterão o blog: http://oralidadecameloturgia.blogspot.com/
Espera-se que sejam arquivos vivos que incitem o pensar, o buscar e o dialogar. Talvez discursar sobre uma construção não seja tarefa fácil, portanto esses blogs devem ser entendidos como lugar de experimentação.
 
O projeto é totalmente patrocinado pelo Instituto Itaú Cultural Rumos Teatro e a residência artística no Rio de Janeiro recebe importantes apoios como da Fundação Nacional de Artes – Funarte, Casa Pascoal Carlos Magno/Teatro Duce, SECEL e SEMED.

Nenhum comentário: